Especialidades
Dentisteria
Este é o campo da Medicina Dentária que lida directamente com as cáries dentárias.
A cárie dentária é a patologia oral mais frequente na nossa população. Quando essa mesma cárie “apenas” compromete o esmalte e a dentina, ela é tratada eliminando a estrutura do dente afectada e reconstruindo;
A partir do momento em que a polpa dentária (nervo do dente) é afectada, torna-se necessário, outro tipo de tratamento que é a Endodontia (desvitalização).


Odontopediatria
A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária dedicada à saúde oral das crianças e adolescentes, com o objectivo de que os pacientes atinjam a idade adulta com uma boca sã, estética e funcional, e a possam conservar assim durante toda a vida.
Ortodontia
A ortodontia tem como propósito corrigir as posições dos dentes nas arcadas dentárias e direccionar os maxilares para uma relação mais equilibrada.
O principal objectivo é permitir uma harmonia estética da face e dos dentes e conseguir uma função adequada das estruturas bucais.


Cirurgia Oral
A cirurgia oral é a especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de lesões e defeitos, incluindo tanto os aspectos funcionais como os estéticos, dos tecidos moles e duros da região maxilo – facial.
Nesta especialidade são englobados tratamentos como as conhecidas extracções dentárias, mas também a remoção de lesões patológicas nas estruturas ósseas e nos tecidos moles.
Periodontologia
As suas gengivas sangram quando as escova ou mesmo de forma espontânea?
Sente as gengivas inchadas e nota que têm uma cor mais escura que o normal?
Tem sensibilidade ao calor, frio ou ácido? Sente o hálito desagradável?
Então… pode ter um problema periodontal.
A doença periodontal (gengival), que inclui a gengivite e a periodontite, consiste numa infecção bacteriana crónica, que quando não tratada, pode provocar a perda dentária. Esta doença afecta mais de 50% da população e é causada, principalmente pela placa bacteriana que se acumula sobre os dentes e gengivas.


Prótese Fixa e Removível
A falta de um ou mais dentes pode afectar a mastigação, a fala e mesmo a estética do indivíduo.
Para além disso, é frequente haver alterações na posições dos dentes restantes junto ao espaço desdentado, causando desequilíbrio funcional e maiores dificuldades no controlo da placa bacteriana.
Quando se perdem dentes há várias formas de os substituir e de proceder à reabilitação oral. Nesses casos podemos recorrer a uma prótese fixa ou removível.
Implantologia
O implante é um sistema fixo instalado no osso alveolar remanescente, com o objectivo de reproduzir a função de uma ou mais raízes dentárias que foram perdidas.
O implante em si não é um dente artificial completo, mas sim a raiz sobre o qual será construída uma prótese dentária (uma coroa ou uma ponte), com alicerce baseado por um ou mais implantes.
